Um sistema de rastreamento veicular é um conjunto de funcionalidades que permite saber a
distância e a posição exata de um determinado carro, caminhão ou moto, no mundo. Na maior parte das vezes, o sistema de rastreamento veicular é composto de três peças
fundamentais. São elas:
• Rastreador veicular: um dispositivo que fica plugado no veículo e tem um sistema de
comunicação que envia dados para uma rede.
• Sistema de comunicação: a forma como o dispositivo consegue enviar dados a uma
central de informações.
• Meio de comunicação: determina como as informações trafegam do sistema até o usuário
que busca saber a localização do veículo. Normalmente, é um app ou programa de
computador, denominado na Bloqueiosat como Aplicativo de Monitoramento
Com o surgimento de ferramentas e técnicas que aumentam a segurança de um automóvel,
apareceram também formas de burlar tais tecnologias. O objetivo do Jammer é desestruturar códigos e causar panes em rastreadores e sistemas de rastreamento com intenções mais do que maldosas. Foi com esta finalidade que o jammer foi criado e é hoje utilizado.
Feito especialmente para neutralizar o sinal GPS/GPRS temporariamente, o Jammer ou como também é conhecido “capetinha” ou “chupa-cabra” bloqueia o sinal (GSM), impedindo que os rastreadores via satélite cumpram sua função.
A melhor forma de se manter seguro é optar por um rastreador que tenha a função
“Anti-Jammer”, normalmente encontrado apenas em equipamentos homologados pela
ANATEL, cujo sistema quando detecta a frequência de jammer, antes de perder a
comunicação faz o bloqueio do veículo sem a intervenção humana.
A Bloqueiosat usa somente aparelhos que tem essa tecnologia "Anti-Jammer" para maior segurança do seu veículo.
Conexão M2M conhecida como Máquina para Máquina, é a indicada para ser usada em
sistema de rastreamento veicular porque chip comum de voz, não há garantias de
funcionamento, geralmente, chip de voz, quando é usado para esse fim é bloqueado pela
operadora, por não ter um consumo padrão, ou seja o rastreador envia 1k a cada um
minuto, dependendo do rastreador 24hs por dia, a operadora acha que isso é um defeito e
antes que o usuário abra a reclamação ela bloqueia o serviço de dados, deixando assim o
ativo sem ser rastreado, esse procedimento acontece de forma automática pelos sistemas
das operadoras de telefonia móvel.
O bloqueio veicular é uma função que poderá ser contratada como serviço adicional, pois
aumenta as chances de recuperar seu patrimônio, já rastreado, uma vez que dificulta a vida
do ladrão cortando o combustível do veículo e simulando uma falha mecânica, e ainda se
contratado se beneficiará da função "Anti-Jammer".
Desde os anos 1990, quando sistemas de rastreamento veicular começaram a ser usados
aqui no Brasil, muita gente acredita que a segurança é a principal função desses serviços. É
uma meia verdade: de fato, os sistemas de rastreamento veicular ajudam muito na
segurança, uma vez que podem mostrar onde o carro ou caminhão está e qual trajeto fez,
no caso de um acidente ou sinistro. Mas eles também são dispositivos muito poderosos e
capazes de ajudar em diversas outras áreas – principalmente caso seja uma empresa
precisando de ajuda para gerenciar sua frota.